Li um texto de Duarte Junior, sobre "A crise de nossos sentidos (ANESTESIA). Nesse texto ele nos faz refletir sobre a crise que atua no mundo moderno, a crise da humanização. O autor tenta nos fazer perceber a nossa anestesia diante de fatos do nosso dia a dia , e de como temos deixado de ser humanos e nos tornamos simples seres mecânicos, tudo isso influenciados por uma "sociedade toda programada", ou melhor, programadora.
O autor cita muitos problemas dessa "desumanização" e suas causas e em certo momento ele nos traz um trecho de Touraine que comenta do extremo processo de GLOBALIZAÇÃO e mostra que ela talvez não seja algo tão bom quanto nos influenciam a pensar :
"Vemos insurgir-se, uma contra a outra, a lógica do mercado mundial e aquela dos poderes que falam em nome de uma identidade cultural, Por um lado, o mundo parece global; por outro, o multiculturalismo parece sem limites. Como não ver nessas divisões completas uma dupla ameaça para o planeta? Enquanto a lei de mercado esmaga sociedades, culturas e movimentos sociais, a obsessão da identidade se fecha numa política arbitrária tão completa que ela não pode se manter senão pela regressão e pelo fanatismo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário