Boa noite, galera. Hoje cedo me deparei com essa imagem, que retrata muito bem a nossa sociedade atual.
Vale ressaltar,frizar, relembrar, todos os dias, que a tecnologia não veio para nos desumanizar e bestializar os seres humanos,como tem sido!
Que saibamos fazer proveito de algo que pode estar ao nosso favor ( de forma positiva).
"Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade." Albert Einstein
Pesquisa da Veja Online mostra que acesso à internet pode levar as pessoas ao stress:
Falta de acesso à internet pode levar ao stress
Uma em cada três pessoas se sente ansiosa quando fica sem internet,
enquanto que apenas uma em cada quatro se sente "liberada". A
constatação é de uma pesquisa britânica conduzida para a Virgin Media,
que identificou um novo tipo de consumidor: aquele que "se liga para se
desligar".
De acordo com o estudo, divulgado nesta terça-feira
pela agência de notícias Press Association, 35% das pessoas
entrevistadas ficam estressadas quando incapazes de se comunicar com
parentes pela internet ou telefone. Outras 31% se sentem ansiosas quando
não têm conexão no trabalho e 27% ficam preocupadas por não poderem
entrar em contato com amigos.
Por outro lado, 28% das pessoas se
disseram "liberadas" quando se desligavam da rede. "Um estilo de vida
'sempre conectado' pode não ser para todos, mas o relatório destaca que
há um número significativo de pessoas para quem estar sempre concetado
de fato melhora seu estado de espírito", disse o chefe-executivo de
operações da Virgin Media, Mark Schweitzer.
Pierre Levy, Cibercultura, P.17, segundo parágrafo:
"(...) O ciberespaço (que também chamarei de "rede") é o novo meio de comunicação que surge da intercomunicação mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo "cibercultura", especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço."
Ainda bem que existem outros meios e formas de veicular a cultura,porque se dependesse somente da televisão sensacionalista, seríamos a todo momento imersos numa "cultura" que valoriza a violência (porque é isso que dá audiência).
Indico para vocês uma música de Pitty, como crítica desumanização, a robotização dos seres humanos a partir do processo e influência da tecnologia:
Pitty - Admirável Chip Novo
Pane no sistema alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico é tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
Pane no sistema alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico é tudo programado E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more,gaste, viva
Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema
Apesar de tantas vantagens que podemos perceber no desenvolvimento das tecnologias digitais, e dessas serem realmente boas e trazerem sempre uma facilidade e acesso ao mundo, precisamos lembrar que é, ainda, muito necessário o cuidado com tudo o que se divulga, compartilha, com quem conversa e no que se acredita.
Segue um vídeo muito simples que apesar de ressaltar a importância da internet, mostra também os perigos que existem.